quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Minhas crianças estão crescendo!

Minha filhota mais nova, no auge dos seus 1 ano e 8 meses, estreou ontem no vaso sanitário fazendo cocô!  

Esse é o tipo de informação que nem todo mundo se anima em saber, mas pra quem é mãe ou tem alguma criança por perto sabe que é um grande sinal de crescimento do bebê!  Tão lindinha ela sentadinha no vaso, toda metida porque conseguiu fazer no vaso... ai, ai, como mãe é boba!  Minha bebê já está querendo deixar de ser bebê, meu Deus!

Daí parto pra um assunto polêmico.  Pintar unha de criança!

Eu sempre achei horrível criança pequenininha com unha pintada, com maquiagem e com roupa de adulto.  Mas minha mais velha sempre pediu, sempre se interessou por tudo isso.  E eu segurei até onde eu pude.  Ela teve muita dificuldade em começar a usar o vaso, a creche e a pediatra fazendo pressão e eu passei a usar essa vaidade dela a nosso favor.  Toda vez que fazia no vaso podia pintar a unha ou usar maquiagem.  Surtiu um bom efeito, sabiam?  Agora ela nem pede tanto para pintar a unha, mas batom, blush e sombra, se ela vir alguém usando ela corre pra pedir também.  Eu fujo o quanto eu posso, mas também deixo ela usar de vez em quando.

Ontem a mais nova teve essa conquista importante do uso do banheiro.  Fiz a maior festa e tal.  Logo depois a mais velha quis usar o banheiro também e lembrou de pedir pra pintar a unha.  Enquanto eu estava pintando a unha dela a outra veio, toda serelepe, com a mãozinha esticada, pedindo também.   Não tive como negar e pintei a unha de uma criança de 1 ano e 8 meses de rosa chiclete com brilho de purpurina! Pronto, falei!

Ela está feliz da vida, mostrando pra todo mundo que ela conhece e que ela não conhece!  Acho lindo a alegria dela, mas não consigo deixar de me preocupar com as atitudes precoces das nossas crianças.  Enfim, eu tento segurar o quanto posso e tento não sofrer muito quando eu cedo a algum capricho das crianças.

Como é difícil educar, viu!

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Oi, De! Acho que faz um mês que não passo por aqui. Em casa também tem isso, mas só que fica tudo na base do faz de conta, a gente finge que pinta a unha, finge que usa maquiagem, elas pegam um objeto qualquer e já vão dramatizando... Eu não faço unha na frente delas por causa do cheiro, já que as duas são muito alérgicas... mesmo quando me vêem de unha pintada elas acham lindo, mas se contentam com o faz de conta. Meus estímulos são sempre doces ou passeios, pois elas quase não saem...Acho que o importante é se certificar que o produto não está fazendo mal à saúde da criança, de resto, penso que a gente deve estimular a vaidade sim, sem excessos, afinal é através dela que se fortalece a autoestima... bjs!

    ResponderExcluir