segunda-feira, 18 de abril de 2011

O PRIMEIRO XIXI // A FESTA DE ANIVERSÁRIO


Minha filha mais velha tem 2 anos e meio, e há 6 meses que estamos na luta para desfraldá-la.  Estamos seguindo todas as dicas de todos os lugares... e sempre que possível a gente tira a fralda e avisa milhões de vezes que ela tem que avisar ao papai ou à mamãe quando quiser fazer xixi ou coco.  Pois a menina segura, segura, segura tudo que pode mas não faz no vaso!  É muito irritante porque a gente percebe que ela está apertada, coloca no vaso, ela não quer ficar, faz escândalo, quando consegue sair do vaso faz na calcinha!!

O duro é a gente não poder dar logo um esculacho! Rs...  politicamente incorreto, a criança fica traumatizada e aí mesmo que o caldo entorna.  E eu, que tenho o temperamento ligeiramente explosivo, já estava ficando doente com isso! Mas segurei minha onda, ainda mais pensando que ela pode ter a influência do ciúme da irmã mais nova.

Esse final de semana deixamos ela sem fralda durante o dia e foi um saco!  Muito xixi e cocô pela casa, vários banhos e eu estressada.  Lá pelas 20:00 eu percebi que ela estava apertada, chegava a cruzar as pernas, falei pra ir ao vaso, ela não quis!  Coloquei à força mesmo e ela fez um escândalo.  Eu já cansada, cedi, deixei que saísse do vaso e não deu 1 minuto e ela fez no chão... eu joguei a toalha, chamei meu marido e disse pra ele dar o milésimo banho na criança, limpar o xixi e colocar uma fralda nela.  Eu estava desistindo do projeto “xixi no vaso” naquele dia.

Hoje pela manhã, arrumando a criatura pra ir à creche, notei que a fralda estava seca, deduzi que ela devia estar apertada e parti pro ataque.  Falei que ela iria pra creche sem fralda e que era pra fazer xixi no vaso... ela, lógico, resistiu muito e fez escândalo de novo.  Mas eu não esmoreci!  Segurei ela lá aos berros sentada no vaso.  E o xixi saiu! 

E foi a minha vez de fazer escândalo!  Acho que a vizinhança toda sabe que ela fez xixi no vaso!  Pulei, gritei, dancei, um mico só!  Eu sempre prometi a ela que quando ela fizesse no vaso que eu iria passar batom nela, pintar suas unhas, colocar o vestido mais bonito e fazer um penteado de princesa.    Como ela estava indo pra creche os planos foram modificados.  Ao invés do short do colégio, coloquei uma saia que ela ama (mas mantive a blusinha do uniforme), coloquei no cabelo uma xuxinha nova, toda fashion, passei o batom e pintei as unhas.

Pois a menina saiu daqui radiante, mostrando pra todo mundo na rua a unha pintada e eu logo dizia o porquê de tanta produção logo cedo.  Ela estava toda orgulhosa.   Chegamos na creche e eu anunciei a novidade (e também as instruções de mantê-la sem fraldas o máximo que puderem, mandei a mochila cheia de roupas).  A felicidade dela era evidente! E a minha também!  Foi uma vitória da família.  Estou muito ansiosa pra saber como ela ficará o dia todo.

E hoje também começo a avisar todos os convidados sobre a festinha de aniversário de 1 aninho da minha filha mais nova!  Serão telefonemas, e-mails e uns poucos convitinhos impressos aqui em casa mesmo.  Será uma reuniãozinha simples, com os parentes mais chegados, os amigos mais chegados e as crianças mais chegadas!  Eu bem queria fazer uma festança, mas cadê a grana?????  Mas eu não tô reclamando não, muito pelo contrário... pra quem não ia fazer nada, essa festinha pra mim é o máximo.

Antigamente eu pensava ser besteira comemorar aniversário de 1 ano de criança.  Hoje mudei completamente meu ponto de vista.  Acho que o primeiro ano é de grandes mudanças, grandes adaptações, tudo muito intenso.  E, ao chegar lá, o mínimo que a gente tem que fazer é comemorar!  Não interessa quem disser que a festa de 1 ano é dos pais e não dos filhos, não me importa!  Com boa vontade, bons amigos e parentes, a festinha será um sucesso, tenho certeza!

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário